• adm

O maior Buda do Ocidente fica em Ibiraçu!

Atualizado: Abr 1

Localizado em Ibiraçu, o Buda gigante encanta pessoas que passam pela BR-101. Com cerca de 35 metros de altura, a estátua é considerada a segunda maior estátua de buda do mundo, e a maior do Ocidente!




A estátua fica na entrada do Mosteiro Zen Budista e demorou cerca de 1 ano para ser construída, são cerca de 350 toneladas de aço, ferro e concreto no monumento. Para motivos de comparação, o Cristo Redentor é apenas 3 metros maior que o monumento capixaba, entrando assim para o hall das maiores estátuas do Brasil.


Para quem passa pela BR-101 não tem como deixar de notar a dimensão da construção. Só para noção de tamanho, em frente à grande estátua já existiam várias estátuas budistas que medem cerca de 3 metros de altura, e hoje se tornaram 'pequenas' com a nova obra.


Estátua gigante às margens da BR-101. Foto: Reprodução/TV Gazeta


Mosteiro Zen Budista

Mosteiro Zen Morro da Vargem é o primeiro mosteiro zen-budista da América Latina.

Fundado em 1974 pelo monge Ryotan Tokuda, o mosteiro, localizado a 350 metros de altitude, tem como trabalhos a formação de monges segundo as tradições orientais e a educação ambiental. Tem uma área de 150 hectares sendo assim 140 para preservação e o reflorestamento da mata Atlântica.


Sequencia de arcos budistas no mosteiro. Foto: Divulgação/Mosteiro Zen Budista

Aumento do turismo

Com a construção do Buda gigante, a quantidade de pessoas que visitavam a região cresceu bastante. Mesmo durante a construção, o fluxo de turistas que visitaram o jardim (onde está a estátua) aumentou consideravelmente.


Segundo relato do monge Daiju Bitti, idealizador e abade do mosteiro, a especulação imobiliária na região aumentou com o surgimento da estátua, o que traz uma certa preocupação com construções desordenadas. Existe a ideia de criar um plano municipal para a ocupação consciente na região onde a estátua está, sobretudo, do ramo hoteleiro.


Fonte: Mosteiro Zen Budista/ A Gazeta/ Folha do Litoral

56 visualizações0 comentário

pesquisa de hotéis