• adm

Cidades brasileiras com nomes bem inusitados!

Atualizado: Abr 10

A gente já sabe que os brasileiros são mestres em criatividade. Por isso, selecionamos alguns municípios com nomes bem diferentes que levam ao duplo sentido!


Rolândia - PR

O nome da cidade, de fato, já causa várias conclusões estranhas. Mas, não tem nada haver com aquilo. Localizada no Paraná, na Região Metropolitana de Londrina, a cidade possui cerca de 67 mil habitantes, e fica a 399 km da capital, Curitiba. O nome de Rolândia é de origem germânica, dado em homenagem a Roland, legendário herói francês, que na idade média guerreava ao lado de seu tio, Carlos Magno, e seu lema era lutar pela “Liberdade e Justiça”.



Ressaquinha - MG

Essa é uma cidade que muita gente seria morador, rs!

A cidade de Ressaquinha fica a 154 km da capital mineira. É um município pequeno, com um pouco mais de 4 mil habitantes. Ressaquinha deve sua formação às bandeiras, especialmente à de Fernão Dias, em 1675. Em 1690/1698 tornou-se pouso dos bandeirantes e por isso recebeu o nome de Encruzilhada do Campo. Em 1787 surge a Fazenda Costa da Mina, ponto de parada dos tropeiros, sendo que o Alferes Tiradentes frequentemente aí se hospedava.


Em 1882, com a inauguração da estação ferroviária, o progresso é trazido pelo trem e a sede do distrito é transferida para São José da Ressaquinha, hoje somente Ressaquinha. A origem do nome da cidade vem do termo Ressaca, que era o nome que os bandeirantes davam às clareiras abertas nas matas.



Breu Branco - PA

Por si só o nome já é meio contraditório, não é mesmo?! Mas, o município de Breu Branco está localizado às margens da hidroelétrica de Tucuruí, no Pará. O nome Breu Branco tem origem devido a abundância de uma árvore chamada Faveira, que havia nas proximidades do assentamento original de Breu Branco (atualmente submerso). Desta árvore se extraía um líquido branco que com o passar do tempo adquiria a consistência do breu, tornando se uma resina.



Nova Iorque - MA

Seria essa a Manhattan brasileira? Infelizmente, não. A Nova Iorque brasileira está localizada no Maranhão, a quase 500 km da capital maranhense. Mas as semelhanças param por ai. Diferentemente da cidade americana, a NY made in Brazil possui cerca de 4700 habitantes, e uma economia incomparável. A média do PIB per capita gira em torno de R$8270,00, enquanto no estado americano, cerca de US$64 mil dólares. Baita diferença, né?!


Pintolândia - RR

Esse lugar não é um município, mas sim um bairro de Boa Vista, capital de Roraima. O bairro fica cerca de 20 minutos até o centro da cidade, e atualmente é considerado um dos bairros mais humildes do município. Não se sabe ao certo o motivo do nome do bairro, mas, com esse nome teorias não faltam, não é?!


Virginópolis - MG

Se já não bastasse Pintolândia e Rolândia, vem aí a cidade de Virginópolis! Essa cidade mineira está localizada na região de Governador Valadares, e fica a 270 km de Belo Horizonte. Atualmente, na cidade residem um pouco mais de 10 mil habitantes, e quem nasceu lá é conhecido como virginopolitano. Ao contrário dos que muito pensam, o nome da cidade é em homenagem à Virgem Maria.


Virginópolis
Praça de Virginópolis. Foto: Google

Não-Me-Toque - RS

Essa é mais uma cidade com um nome bem criativo. A origem do nome tem duas teorias, que são:


  • Uma árvore de tronco curto e recorto de espinhos, popularmente conhecido como não-me-toques, de nome científico Dasyphyllum spinescens (Less.) Cabrera, muito abundante na região na época da colonização italo-germânica.

  • A expressão "não me toque nestas terras", ou "não me toque daqui" ditas por um fazendeiro português, referindo-se à sua grande fazenda, da qual nunca pretendia se desfazer.

Entre a variedade de culturas e a produção de boas sementes, o trigo foi considerado por muitos anos o "cereal rei" das plantações, inspirando os munícipes a optarem pela troca do nome de Não-Me-Toque para Campo Real (1971).

Depois de intensas campanhas, a população, através de um plebiscito, optou pela antiga denominação de Não-Me-Toque (1976).

Na Bíblia, "não me toque" é uma frase dita por Jesus no episódio conhecido como Noli me tangere, muito famoso no Cristianismo.


E você, conhece alguma cidade com o nome bem diferente? Deixe nos nosso comentários aqui embaixo!

Fonte: Wikipédia/Prefeitura de Rolândia/Prefeitura de Nova Iorque/IBGE/Google Maps/Paróquia São José de Ressaquinha

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

pesquisa de hotéis