• adm

5 lugares gratuitos para visitar em Belo Horizonte

A capital mineira é considerada uma das mais belas do Brasil e, por isso, separamos para você cinco atrações turísticas para se visitar gratuitamente!

Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, é uma das mais belas capitais brasileiras para se visitar e já foi indicada pela ONU como a melhor metrópole para se viver na América Latina. A capital, a princípio, foi planejada para comportar e ser a sede do governo estadual, que antes pertencera à Ouro Preto. Além disso, Beagá é considerada uma das cidades mais arborizadas do Brasil, que é um dos frutos desse planejamento urbano.


Depois dessa pequena história, já vamos suspeitar que entre os 5 lugares tem algo relacionado à natureza, né?! Com certeza!


Então, vamos à lista:


1) Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Localizado na Avenida Afonso Pena, o Parque Municipal (como é meramente conhecido) é o parque mais antigo da capital mineira, inaugurado em 1897. Atualmente, é considerado o principal parque da cidade, pois está localizado no centro de Belo Horizonte, sendo muito bem localizado e acessível para visitação. Ficar dentro do parque é uma sensação bastante gostosa, pois acaba sendo uma quebra da sensação de está numa metrópole, além de ser um espaço verde, com lagos e alguns animais, como gatos, por exemplo. Além disso, no parque também funciona um teatro, que é conhecido como Palácio das Artes, onde eventualmente acontecem apresentações artísticas, culturais e shows musicais.




2) Lagoa da Pampulha


A Lagoa da Pampulha faz parte de um complexo de projetos arquitetônicos criados por Oscar Niemeyer, e que foi construída no mandato do prefeito de Belo Horizonte e futuro Presidente da República à época, Juscelino Kubitschek. A lagoa possui um perímetro de aproximadamente 18 km, onde é possível fazer esse entorno caminhando ou de bicicletas. Inclusive, entorno da lagoa possuem estações de aluguéis de bikes que podem ser feitas pelo aplicativo Bike BH, disponível para Android e iOS.



Pelo perímetro da lagoa existem algumas atrações turísticas, mirantes para fotos e lugares para poder relaxar e curtir a lagoa. Uma das principais atrações, sem dúvida, é a Capela São Francisco de Assis, que também foi desenhada por Niemeyer. Além disso, há a opção também de conhecer a esplanada do Mineirão (existe um tour dentro do estádio, mas é pago, custa 20 reais), conhecer o Parque Ecológico e os mirantes que proporcionam um belo visual da lagoa.




3) Mirante do Mangabeiras

O Mirante do Mangabeiras é um dos mais belos lugares da capital mineira, o nome, por si só, já diz muito! Nesse mirante é possível ter uma das mais lindas vistas de Belo Horizonte, conseguindo observar um mesclado de prédios, de casas e de áreas verdes. O mirante está localizado na Serra do Curral, que é uma região montanhosa que 'abraça' a capital mineira.




O mirante se encontra muito próximo da antiga residência oficial do governador e da Praça do Papa. O acesso até lá pode ser feito a pé ou de carro até a entrada do mirante (caso vá e/ou volte via transporte por aplicativo, o motorista irá também até a entrada).




4) Museus entorno da Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade é umas das mais belas atrações da cidade mineira. Há alguns anos, os prédios em torno da praça eram as sedes oficiais das secretarias de Estado, e que hoje, abrigam alguns museus incríveis. Dentre eles, podemos citar: o Palácio da Justiça, o Museu Gerdau de Minas e do Metal, o Memorial Vale, o Espaço de Conhecimento da UFMG e o Centro Cultural Banco do Brasil.


Os horários de funcionamento de todas as atrações do Circuito da Liberdade podem ser verificados através da página http://circuitoliberdade.mg.gov.br/pt-br/visite. Lá tem todos os detalhes de horários, dos dias de funcionamento e das atrações vigentes.


A entrada em todos os locais são gratuitas!



5) Mercado Central

O Mercado Central de Belo Horizonte é sem dúvidas um dos destinos que não podem faltar nessa lista. O local concentra um rico cardápio de produtos, de comidas e bebidas (alcoólicas e não-alcoólicas), além das lembrancinhas de Beagá e de Minas Gerais. A entrada no mercado é gratuita, e serve como forma de conhecer um pouca da cultura, arte e gastronomia mineira, vale muito a pena visitar e fazer umas comprinhas!

Mercado Central, Belo Horizonte - Minas Gerais
O Mercado Central é um dos espaços que mais representa a cultura mineira. Imagem: reprodução/Google
  • Endereço: Av. Augusto de Lima 744 - Centro

  • Horário de funcionamento: Segunda a sábado: 8h às 18h / Domingos e feriados: 8h às 13h

  • Informações: (31) 3274-9434 ramal 08 / 98354-3586 / www.mercadocentral.com.br



Fontes: Prefeitura de Belo Horizonte/ Site Circuito da Liberdade/ Wikipédia

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

pesquisa de hotéis